quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Biblioteca do Futuro: quando a imaginação encontra a inteligência artificial

 

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 4.º ano da EB de Castêlo da Maia e de Mandim participaram na atividade “R-BIB convida-te a imaginar a Biblioteca do Futuro”, uma sessão dinamizada na biblioteca escolar que aliou imaginação, tecnologia e reflexão crítica.

Tudo começou com um vídeo introdutório sobre inteligência artificial (IA), que despertou a curiosidade das turmas e revelou como esta tecnologia já faz parte do nosso dia a dia. A leitura de um conto criado por IA gerou surpresa e debate, levando os alunos a refletir sobre as diferenças entre a leitura humana e a automatizada — e a reconhecer o valor insubstituível das emoções e da expressão pessoal.

Em pequenos grupos, os alunos criaram os seus próprios prompts e desafiaram a IA a inventar histórias sobre bibliotecas do futuro. Entre gargalhadas e espanto, surgiram narrativas originais e criativas, mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada da imaginação.

A sessão culminou com um desafio lançado pelo robô R-BIB, o “guardião das bibliotecas do futuro”: imaginar, através do desenho e da escrita, como serão as bibliotecas daqui a 50 anos.

Agora, aguardamos com entusiasmo os textos dos nossos jovens visionários — certos de que nos vão surpreender com ideias cheias de criatividade, sensibilidade e esperança. O futuro das bibliotecas está, sem dúvida, em boas mãos.




quinta-feira, 16 de outubro de 2025

“O Nabo Gigante” na EB1 de Mandim

 



No Dia Mundial da Alimentação, a EB de Mandim celebrou esta data de forma muito especial, com uma animação de leitura dinamizada na biblioteca pela professora bibliotecária, que trouxe muita alegria, curiosidade e cooperação aos mais pequenos!

O conto escolhido para assinalar o dia foi “O Nabo Gigante”, de Alekséi Tolstói, uma história que nos recorda como o trabalho em equipa é essencial para alcançar grandes resultados — tal como na alimentação, em que todos os alimentos têm um papel importante para a nossa saúde.

A atividade começou com um momento de mistério: os alunos foram desafiados a descobrir o que se escondia dentro de um saco preto. Entre palpites, cheiros e gargalhadas, a surpresa revelou-se… um nabo!

Seguiu-se então a animação da leitura, onde os alunos da Educação Pré-Escolar tiveram um papel fundamental. Foram eles os verdadeiros protagonistas da história, dando vida as diversas personagens da história e conseguindo arrancar, todos juntos, o tão famoso nabo.

Depois da leitura, houve tempo para brincar e aprender, com perguntas divertidas sobre o conto, às quais todos responderam com entusiasmo. Para terminar, foi apresentado um photocall sobre alimentos saudáveis, onde os alunos tiraram fotos cheios de orgulho e boa disposição.

Com muita vontade de continuar a explorar a história na sala de aula, realizando a ficha do conto, todos saíram com um sorriso no rosto e a certeza de que trabalhar em equipa dá sempre bons frutos!

Foi um momento divertido, cooperativo e único, que ficará na memória de todos!

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Uma Caça às Adivinhas na Biblioteca Escolar!

 


Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, as turmas do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Castêlo da Maia transformaram-se em verdadeiros detetives da alimentação!
A atividade, dinamizada na Biblioteca Escolar, desafiou os alunos a participarem numa divertida “Caça às Adivinhas” sobre frutas, legumes e outros alimentos saudáveis.

As adivinhas estavam escondidas pelos recantos da biblioteca, cuidadosamente preparadas para pôr à prova a atenção, o raciocínio e o trabalho de equipa dos participantes. Divididos em pequenos grupos, os alunos cooperaram, partilharam ideias e descobriram os enigmas escondidos nas suas zonas de investigação.

Antes da grande aventura, as turmas refletiram sobre a importância deste dia: a alimentação como fonte de energia e saúde, essencial para crescer, brincar e aprender. Através de uma breve conversa orientada, compreenderam que comer bem é uma forma de cuidar de si e dos outros.

Durante a atividade, os jovens detetives demonstraram espírito de cooperação, respeito pelas regras e entusiasmo constante. Procuraram pistas, resolveram enigmas e, no final, partilharam com os colegas as adivinhas de que mais gostaram, promovendo um momento de partilha e boa disposição.

A atividade terminou com uma reflexão: na vida, a alimentação é como um enigma — temos de descobrir os melhores alimentos e aprender a fazer boas escolhas.

Foi um momento de alegria, aprendizagem e cooperação, onde os alunos provaram que, além de bons leitores, são também autênticos detetives da alimentação!

Ler só traz coisas boas!

 

Promova momentos de leitura em família. Porque Ler dá frutos.


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

A Magia dos Livros na Biblioteca Escolar

 


No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos da EB Castêlo da Maia e da EB de Mandim viveram uma experiência verdadeiramente mágica na Biblioteca Escolar.

A sessão começou com a visita de uma mágica, que trouxe consigo uma varinha encantada e palavras cheias de sabedoria. Com um toque de fantasia, explicou aos alunos o poder transformador dos livros e da leitura, revelando-lhes que a biblioteca é o lugar mais mágico da escola, onde a imaginação ganha vida — graças aos livros.

Os alunos conheceram os espaços da biblioteca, perceberam que os livros têm uma ordenação própria que ajuda a encontrar o que procuramos e aprenderam as normas essenciais para cuidar deste lugar tão especial.

A magia teve o seu ponto alto com a leitura dramatizada do conto Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”, de Emily Mackenzie, uma história divertida e inspiradora que mostrou que os livros não se roubam — partilham-se!

As bibliotecas revelaram-se, assim, lugares que guardam histórias encantadas, sempre à espera de um leitor disposto a descobrir a sua magia.

Depois da leitura, os alunos participaram em atividades lúdicas relacionadas com a história na biblioteca e, posteriormente, cada turma levou a experiência consigo, continuando a aventura através de tarefas criativas nas salas de aula.

Porque em cada livro há um feitiço à espera de ser descoberto, e na nossa biblioteca… a magia da leitura nunca acaba.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ler traz benefícios!

 

A leitura partilhada tem múltiplos benefícios. Promova momentos de leitura em família. Porque Ler dá frutos.

Saiba mais sobre o projeto «LER fora da escola» em www.projetoler.pt e em www.rbe.mec.pt



segunda-feira, 6 de outubro de 2025

2º roteiro do projeto Ler fora da escola

 Já está disponível o Roteiro #02 do Projeto LER fora da escola:

#02 Aprender — Sugestões práticas para fortalecer a leitura em família: ler em conjunto mesmo quando a criança já começa a ler sozinha, conversar sobre os livros e brincar com palavras no dia a dia. Um caminho simples para criar proximidade e cultivar o gosto pela leitura. 💕

Estes roteiros foram pensados para apoiar as famílias e inspirar pequenas rotinas que ajudam as crianças a crescer a ler.



quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Bnefícios da leitura partilhada.

 A leitura partilhada tem múltiplos benefícios. Promova momentos de leitura em família. Porque Ler dá frutos.

Saiba mais sobre o projeto «LER fora da escola» em www.projetoler.pt e em www.rbe.mec.pt



Se eu fosse um livro, também iria ao Piquenique Literário da EB1 de Mandim!

  No dia 25 de junho, a EB1 de Mandim viveu um momento especial com a realização Piquenique Literário , uma iniciativa dedicada a celebrar o...