quinta-feira, 11 de junho de 2026

Construir pontes e encontrar a nossa identidade: dia de descoberta na EB1 de Ferronho!


A biblioteca escolar esteve em movimento na EB1 de Ferronho, dinamizando dois momentos distintos de literacia e reflexão, adaptados a cada ciclo, mas unidos pela mesma paixão pelos livros.

Parte I: "As Pontes" (Pré e 1.º Ano)

Os livros são muito mais do que papel e tinta — são pontes. Foi com esta ideia que os nossos pequenos leitores embarcaram numa aventura inesquecível, tendo como guia a obra "As Pontes", de Tom Percival. Descobrimos que, tal como a Mia na história, também nós criamos pontes que nos ligam a novas ideias, emoções e, acima de tudo, uns aos outros.

O que aconteceu nesta aventura? A sessão foi desenhada para despertar a curiosidade em cada etapa:

  • Descodificar o objeto: Antes de abrir o livro, explorámos a sua anatomia. Aprendemos que um livro começa muito antes da primeira frase e que cada detalhe — da capa à contracapa — tem uma história para contar.
  • O jogo da antecipação: Com pistas e um jogo interativo, desafiámos a imaginação. O momento alto? O desenho do que existiria "do outro lado da ponte". A sala encheu-se de mundos fantásticos, provando que cada leitor é também um criador.
  • Leitura expressiva: Mergulhámos na história da Mia, que serviu como metáfora perfeita para as conexões que estávamos a construir ali mesmo, na nossa sala.
  • Livro-Mistério: Com música, humor e surpresa, os alunos viajaram por outras obras através de um jogo de observação. Cada livro escondia uma experiência única: repetir uma lengalenga, ouvir um excerto musical, completar um desafio ou descobrir segredos nas ilustrações da capa. Foi a forma perfeita de mostrar como um livro pode levar a outro.

Terminámos este encontro com o vídeo "Eu Sou Livro", celebrando a leitura como um espaço de encontro e partilha.

Parte II: A coragem de ser quem somos (2.º Ano)

Dando continuidade ao trabalho de promoção da leitura, desafiámos o 2.º ano a mergulhar na obra “Eu vou comigo”, de Raquel Díaz.

Se com os mais pequenos falámos de ligação aos outros, com o 2.º ano focámo-nos na ligação a nós próprios. A pergunta da contracapa — “Estaremos dispostos a mudar a nossa maneira de ser para agradar aos outros?” — lançou um debate honesto e profundo sobre a autenticidade. A leitura teatralizada ajudou a dar voz à protagonista, tornando o conflito muito próximo de todos.

O momento criativo foi inesquecível: cada criança desenhou o seu autorretrato e criou "as suas asas", registando nelas o que há de mais essencial e único em si. A biblioteca ficou transformada numa galeria de força e identidade.

Terminámos estes dias em Ferronho com a certeza de que a leitura é, em todas as idades, um espaço de encontro. Mais do que uma simples leitura, estas atividades mostraram que cada livro é uma ponte — um caminho para novos mundos e, principalmente, uma forma de olhar o outro com mais atenção e ligar-nos para sempre. Seja a construir pontes ou a aprender a usar as nossas próprias asas, a biblioteca escolar continua a ser o palco destas grandes viagens.

"A leitura é a ponte que liga as nossas histórias individuais a um mundo de descobertas coletivas."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se eu fosse um livro, também iria ao Piquenique Literário da EB1 de Mandim!

  No dia 25 de junho, a EB1 de Mandim viveu um momento especial com a realização Piquenique Literário , uma iniciativa dedicada a celebrar o...