quarta-feira, 10 de junho de 2026

Ler em voz alta é importante. Conversar sobre o que se lê é transformador.

 A leitura dialógica convida a uma mudança simples, mas decisiva: passar de uma leitura passiva para um momento de interação, em que a criança participa, questiona, interpreta e constrói significado em conjunto com o adulto.


Quando a leitura se transforma em conversa:

✔ amplia-se o vocabulário
✔ melhora-se a compreensão dos textos
✔ desenvolve-se a linguagem oral
✔ fortalece-se a capacidade de pensar, explicar e argumentar

Mais do que ouvir uma história, a criança aprende a pensar sobre o que lê — e é isso que sustenta leitores autónomos e críticos.

Não é necessário complicar:
👉 fazer perguntas ao longo da leitura
👉 escutar com atenção
👉 valorizar as respostas
👉 ajudar a ir um pouco mais longe

Preste atenção:
Quando lê com uma criança, está a dar-lhe respostas… ou a abrir espaço para pensar?

💬 Cada história pode ser um diálogo.
📚 Cada diálogo é uma oportunidade de aprender.
https://www.instagram.com/p/DZHmc1jDN9o/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==



Sem comentários:

Enviar um comentário

Se eu fosse um livro, também iria ao Piquenique Literário da EB1 de Mandim!

  No dia 25 de junho, a EB1 de Mandim viveu um momento especial com a realização Piquenique Literário , uma iniciativa dedicada a celebrar o...